Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Recebi um empréstimo consignado, mas não contratei o serviço. O que fazer?

Recebeu um valor referente a um empréstimo consignado em sua conta, mas não solicitou o serviço? Saiba o que tem acontecido e como resolver esse problema.

Publicado por Allan Werson
há 3 anos

O empréstimo consignado nada mais é do que uma forma exclusiva para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, de tomarem dinheiro emprestado do banco, sendo que as parcelas são descontadas diretamente em seus contracheques no caso dos funcionários públicos, ou diretamente do benefício do INSS, no caso dos aposentados ou pensionistas.

Acontece que tem sido recorrente a reclamação por parte de correntistas quanto ao recebimento de valores advindos de empréstimos consignados NÃO contratados. De acordo com esses clientes, os valores foram depositados em suas contas sem sequer terem solicitado ou aprovado qualquer empréstimo.

Uma parte desses consumidores, passam a tomar conhecimento do empréstimo não contratado através do recebimento de um SMS informando a sua aprovação ou até mesmo ao serem surpreendidos com um aumento do saldo de sua conta. Outros, informam que só foram perceber a sua existência depois que as parcelas já tinham começado a ser descontadas de seus salários ou benefícios.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), multou a instituição financeira C6 Bank no valor de 7 milhões de reais, por praticar tais condutas consideradas abusivas.

Os bancos também estão sendo punidos por impedirem e dificultarem o cancelamento desses contratos e da devolução dos valores descontados indevidamente dos correntistas.

Se você também faz parte desses consumidores, o ideal é que busque imediatamente o auxílio de um advogado, que irá orientá-lo quanto ao melhor a ser feito em cada situação.


Allan Werson Privat

allanwprivat@hotmail.com

  • Publicações2
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações359
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recebi-um-emprestimo-consignado-mas-nao-contratei-o-servico-o-que-fazer/1209482259

Informações relacionadas

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Notíciashá 5 anos

Banco é condenado por atrelar cartão de crédito a empréstimo consignado

Petição Inicial - TJBA - Ação de Anulação Empréstimo Consignado não Solicitado c/c Reparação de Danos Materiais, Morais e Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Banco C6 Consignado e It'S Solucoes

Yago Dias de Oliveira, Advogado
Notíciasano passado

Pensionista obtém deferimento de tutela de urgência determinando a suspensão dos descontos indevidos em seu benefício previdenciário

Notíciashá 2 anos

Cabe Indenização - Bancos são condenados por empréstimos não solicitados e juros altos

Marcello Prince, Bacharel em Direito
Notíciashá 2 anos

Idoso é indenizado em danos morais por cobrança de empréstimo não contratado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)